Todos nós já reclamamos de propagandas que não nos interessavam e que interrompiam o nosso filme ou programa favorito. Este é o marketing tradicional, um antigo conceito que vem cedendo espaço para o Inbound Marketing, uma forma mais moderna e menos invasiva de se relacionar com o cliente.

O que é Inbound Marketing

A atração do interesse das pessoas via conteúdo, seja uma matéria interessante, um e-book gratuito, guia explicativo e similares é conhecido como Inbound Marketing. Trata-se de aumentar o tráfego do seu site, redes sociais ou blog, através de produção de conteúdo que seja útil ao público que sua empresa pretende atingir.

Estas são as principais funções do Inbound Marketing:

  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Criar conteúdo relevante;
  • Diminuir de custos.

Os canais de Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing podem ser aplicadas em diversos canais. Aqui estão alguns que você pode testar agora mesmo:

1) Site e SEO (Search Engine Optimization)

Para uma empresa ser encontrada nos mecanismos de busca online, ela necessita de um site. O site que, há alguns anos, era considerado artigo de luxo para as grandes empresas, hoje é uma regra geral para quem quer sobreviver neste mercado.

Um site também é importante porque ajuda a estabelecer credibilidade como um negócio. Esta é uma grande parte da razão pela qual um site é ainda mais importante para uma pequena empresa (Se você quer saber o que precisa saber para criar um site, clique aqui e leia um artigo incrível sobre este tema).

E como estamos falando em inbound, que nada mais é do que atrair a atenção de um possível cliente com conteúdo relevante para ele, precisamos falar de SEO.

SEO ajuda a posicionar melhor o site e o blog da sua empresa nas buscas do Google e outros sites de pesquisa. O seu site e blog devem utilizar essa técnica desde a programação do código, passando por seu layout (pensando sempre na experiência do usuário) e finalizando na otimização das palavras-chave que farão com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

2) Blog

Uma das formas mais eficazes de atrair consumidores é através do blog associado ao site da sua empresa. No blog é possível criar textos que falem sobre o mercado em que você está inserido, as principais dúvidas dos seus clientes e conteúdo pensado para o seu público-alvo.

3) Redes Sociais

Importante para o relacionamento Empresa x Cliente, as publicações nas redes sociais da sua empresa não devem ser restritas apenas à venda de produtos e serviços, mas complementar esses posts com a publicação dos artigos que você postou no blog, aumentando ainda mais o alcance e engajamento do público.

Como o inbound marketing serve para atrair a atenção das pessoas com conteúdo relevante para elas, podemos concluir que a utilização das mídias sociais para publicar conteúdos que contenham dicas e textos relevante geram uma interação muito maior do que os anúncios tradicionais e antigos que tentam apenas vender ou empurrar uma promoção.

4) Anúncios na rede de pesquisa

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação ’Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Como explicamos acima, dentro da estratégia de inbound marketing buscamos aplicar as melhores práticas de SEO para ajudar uma empresa a ser encontrada de forma orgânica e gratuita quando alguém procurar por um tema ligado à empresa. Contudo, esses resultados orgânicos levam tempo e, por conta da alta concorrência nem sempre nossa empresa aparece para todos os termos e palavras-chave que julgamos interessantes.

Nesse caso, para garantir que sua empresa seja encontrada quando procurarem por seu produtor ou serviço, é possível fazer o outbound marketing, que são os anúncios para aparecer no topo das buscas do Google.